TEMPERATURA SUPERFICIAL TERRESTRE VERSUS USO E COBERTURA DO SOLO, NO SEMIÁRIDO: UMA ANÁLISE PARA DOIS PERÍODOS CHUVOSOS E SECOS NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS, ESTADO DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1067Palavras-chave:
Sensoriamento Remoto, Monitoramento Climático, Impacto AmbientalResumo
Considerando as preocupações com as mudanças climáticas, de ordem antrópica, o estudo realiza uma análise da associação entre a temperatura superficial e o tipo de uso e cobertura do solo, nos períodos secos e chuvosos, dos anos de 2013 e 2018, em Cajazeiras, Município inserido na zona semiárida do Estado da Paraíba, cuja principal formação vegetal é a Caatinga. As fontes de dados foram: a classificação de uso e cobertura atribuída pelo MapBiomas, para os anos em questão (2013 e 2018); e, o processamento de imagens do satélite LANDSAT 8, para obtenção da TST e do NDVI. As principais técnicas estatísticas utilizadas foram: teste de normalidade de Shapiro-Wilk, Coeficiente de Correlação de Spearman (ρ), e geração de gráficos boxplot e de dispersão. Os resultados mostraram que mesmo nos períodos mais secos, as áreas com superfícies preservadas tendem a apresentar temperaturas mais baixas do que áreas modificadas pelas ações humanas, o que reforça a importância do planejamento antes da realização de mudanças abruptas nos tipos de uso do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Teobaldo Gabriel de Souza Júnior, Daisy Beserra Lucena, Rafaella de Lima Roque

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.