TEMPERATURA SUPERFICIAL TERRESTRE VERSUS USO E COBERTURA DO SOLO, NO SEMIÁRIDO: UMA ANÁLISE PARA DOIS PERÍODOS CHUVOSOS E SECOS NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS, ESTADO DA PARAÍBA

Autores

  • Teobaldo Gabriel de Souza Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Daisy Beserra Lucena Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Rafaella de Lima Roque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1067

Palavras-chave:

Sensoriamento Remoto, Monitoramento Climático, Impacto Ambiental

Resumo

Considerando as preocupações com as mudanças climáticas, de ordem antrópica, o estudo realiza uma análise da associação entre a temperatura superficial e o tipo de uso e cobertura do solo, nos períodos secos e chuvosos, dos anos de 2013 e 2018, em Cajazeiras, Município inserido na zona semiárida do Estado da Paraíba, cuja principal formação vegetal é a Caatinga. As fontes de dados foram: a classificação de uso e cobertura atribuída pelo MapBiomas, para os anos em questão (2013 e 2018); e, o processamento de imagens do satélite LANDSAT 8, para obtenção da TST e do NDVI. As principais técnicas estatísticas utilizadas foram: teste de normalidade de Shapiro-Wilk, Coeficiente de Correlação de Spearman (ρ), e geração de gráficos boxplot e de dispersão. Os resultados mostraram que mesmo nos períodos mais secos, as áreas com superfícies preservadas tendem a apresentar temperaturas mais baixas do que áreas modificadas pelas ações humanas, o que reforça a importância do planejamento antes da realização de mudanças abruptas nos tipos de uso do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teobaldo Gabriel de Souza Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Doutor em Geografia pelo PPGG/UFPB. Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pelo PRODER/UFCA. Licenciado em Geografia Pela URCA. Tecnólogo em Eletromecânica pelo CENTEC. Docente do IFPB. 

Daisy Beserra Lucena, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora, Mestre e Bacharel em Meteorologia pela UFCG. Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Rafaella de Lima Roque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Doutora em Biotecnologia pelo PPGBiotec/UEFS. Mestre em Recursos Genéticos Vegetais pelo PPG-RGV/UFRB. Licenciada e Bacharel em Biologia pela URCA. Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). 

Downloads

Publicado

2025-05-06

Como Citar

SOUZA JÚNIOR, T. G. de; LUCENA, D. B.; ROQUE, R. de L. TEMPERATURA SUPERFICIAL TERRESTRE VERSUS USO E COBERTURA DO SOLO, NO SEMIÁRIDO: UMA ANÁLISE PARA DOIS PERÍODOS CHUVOSOS E SECOS NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS, ESTADO DA PARAÍBA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 1, p. 289–311, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1067. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1067. Acesso em: 8 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos