EXPLORANDO AS DISCUSSÕES ENTRE O CONCEITO DE REGIÃO E A GEOGRAFIA: AS IMPLICAÇÕES CONCEITUAIS DO PENSAMENTO CLÁSSICO AO PÓS MODERNO
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1052Palavras-chave:
História da Geografia, Epistemologia da Geografia, Conceito de RegiãoResumo
Este trabalho investiga a epistemologia do conceito de região na geografia, examinando seu desenvolvimento ao longo das fases do pensamento geográfico e sua consolidação como conceito-chave. Abordando também a relevância da região na era pós-moderna, levantando a problemática de entender como a região contribuiu na evolução da ciência geográfica, buscando dialogar como a análise regional possibilitou à região compreender as dinâmicas evidenciadas no espaço. Respectivamente, o objetivo geral complementa essa percepção ao compreender como se dá a importância do conceito de região, sob as diferentes abordagens e definições conceituais no decorrer das fases do pensamento geográfico. A metodologia utilizada foi de natureza básica, descritiva e qualitativa, com foco na pesquisa bibliográfica, destacando as múltiplas abordagens da região ao longo da história. Assim, a principal discussão decorre da evidenciação das múltiplas abordagens aderidas para a região, apresentadas no decorrer do pensamento geográfico de forma dinâmica acompanhando as transformações em cada tempo histórico, constatando ainda a relevância de relacionar os aspectos teóricos a sua aplicação prática na atualidade. De modo que, constata-se que a região, embora por momentos não sendo protagonista dos estudos geográficos, colaborou significativamente no seu processo evolutivo, pois se renova a cada época, aprofundando ainda mais a análise geográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leonardo José da Silva Costa, Raimundo Jucier Sousa de Assis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.