TERRAS SEMIÁRIDAS BRASILEIRAS: MAPEAMENTO DO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1046Palavras-chave:
Uso e Cobertura da terra., Sensoriamento Remoto., Bioma Caatinga., Semiárido., Ceará.Resumo
Os processos de degradação ambiental estão relacionados a uma série de fatores interligados, incluindo fatores sociais, econômicos, políticos e climáticos. Intervenções inadequadas podem levar a um estado de desertificação, afetando economias regionais e globais. Nesta perspectiva, o presente artigo visa analisar as dinâmicas espacial e temporal do município de Irauçuba no estado do Ceará, Brasil. O trabalho utilizou e realizou o processamento dos dados CHIRPS e do MapBiomas na plataforma digital Google Earth Engine (GEE) e no software QGIS (versão 3.30.0). Os resultados obtidos mostraram que, nos últimos 21 anos, a combinação de condições semiáridas e o manejo inapropriado do solo colaboram para o aumento de áreas degradadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Milena Monteiro Feitosa, José de Jesus Sousa Lemos, Louize Nascimento, Elizama Cavalcante de Paiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.