TERRAS SEMIÁRIDAS BRASILEIRAS: MAPEAMENTO DO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Milena Monteiro Feitosa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José de Jesus Sousa Lemos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Louize Nascimento Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Elizama Cavalcante de Paiva Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1046

Palavras-chave:

Uso e Cobertura da terra., Sensoriamento Remoto., Bioma Caatinga., Semiárido., Ceará.

Resumo

Os processos de degradação ambiental estão relacionados a uma série de fatores interligados, incluindo fatores sociais, econômicos, políticos e climáticos. Intervenções inadequadas podem levar a um estado de desertificação, afetando economias regionais e globais. Nesta perspectiva, o presente artigo visa analisar as dinâmicas espacial e temporal do município de Irauçuba no estado do Ceará, Brasil. O trabalho utilizou e realizou o processamento dos dados CHIRPS e do MapBiomas na plataforma digital Google Earth Engine (GEE) e no software QGIS (versão 3.30.0). Os resultados obtidos mostraram que, nos últimos 21 anos, a combinação de condições semiáridas e o manejo inapropriado do solo colaboram para o aumento de áreas degradadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Monteiro Feitosa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharela em Ciências Econômicas, Mestra em Economia Rural e Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

José de Jesus Sousa Lemos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Depto. de Economia Rural e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Louize Nascimento, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharela em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte, Mestra em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal Rural do Semi-árido e Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Elizama Cavalcante de Paiva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharela em Ciências Econômicas, Mestra em Economia Rural e Doutoranda em Economia Rural na Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Downloads

Publicado

2025-10-15

Como Citar

FEITOSA, M. M.; LEMOS, J. de J. S.; NASCIMENTO, L.; PAIVA, E. C. de. TERRAS SEMIÁRIDAS BRASILEIRAS: MAPEAMENTO DO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 2, p. 251–273, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1046. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1046. Acesso em: 18 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos