CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA E ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRAMAME/PB
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1038Palavras-chave:
Bacia hidrográfica, sensoriamento remoto, morfometria, degradaçãoResumo
A Bacia Hidrográfica do Rio Gramame enfrenta um avançado processo de degradação provocada pelo uso intensivo dos seus recursos naturais, o que vem comprometendo a disponibilidade de água para o abastecimento da região. Nesse contexto, esse estudo objetivou caracterizar morfometricamente a Bacia Hidrográfica do Rio Gramame e analisar espaço- temporalmente o seu uso e ocupação do solo. Para tanto, realizou-se a caracterização do relevo através de imagens SRTM, o que deu subsídios para obtenção dos parâmetros morfométricos; e a análise da dinâmica histórica do uso e ocupação do solo através de imagens do satélite Landsat 5 e 8 dos sensores TM e OLI respectivamente. Identificou-se que a bacia hidrográfica tem relevo predominantemente plano, o padrão de drenagem é do tipo dendrítica ou arborescente, classificada de acordo com a hierarquização de canais como de 5ª ordem. De acordo com os parâmetros morfométricos, a bacia é classificada como alongada, o que impede grandes concentrações de deflúvio, portanto, a área de estudo é pouco propensa a inundações e enchentes. A partir da análise da vegetação foi identificado que mais de 80% das paisagens da bacia hidrográfica já passaram por algum grau de modificação causado por atividades antrópicas, representadas principalmente pela agricultura, pecuária e a expansão urbana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Antônio Vilar Pereira, Janaína Barbosa da Silva , Simone Mirtes Araújo Duarte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.