AS DINÂMICAS DA EXPANSÃO DO TECIDO URBANO EM PICOS – PI
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1032Palavras-chave:
Morfologia urbana, Vazios urbanos, Renda da terraResumo
Os vazios urbanos e os lotes não edificados fazem parte do processo de expansão territorial das cidades contemporâneas. A lógica subjacente a tal dinâmica está vinculada à construção da cidade pelo viés econômico, um produto-mercadoria, com diferentes implicações para os citadinos, agentes econômicos e poder público local. O artigo tem por objetivo analisar a expansão do tecido urbano em Picos e suas consequências em dois elementos da morfologia: os vazios urbanos e lotes não edificados. Para a confecção dos mapas utilizou-se imagens de satélites do período 1985 a 2022. Conclui-se que a terra urbana por estar relacionada à reserva patrimonial, ocasiona a produção de uma cidade dispersa, no qual o vazio urbano é parte estruturante da lógica de comercialização do espaço urbano local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Claudinei Silva Pereira, Nildemar Pereira Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.