A INFLUÊNCIA DE FILTROS AMBIENTAIS LOCAIS NA ICTIOFAUNA DE RIACHOS INTERMITENTES
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1027Palavras-chave:
Ecologia de riachos, Comunidades aquáticas, Riachos não perenes, Região semiáridaResumo
Os filtros ambientais selecionam as espécies favorecendo sua persistência, especialmente em ambientes dinâmicos como os rios intermitentes. O objetivo deste estudo foi compreender como os filtros ambientais locais influenciam a estruturação da ictiofauna em riachos intermitentes durante o período de cheia, quando há fluxo de água. A ictiofauna, as caraterísticas físicas do habitat e os parâmetros físico-químicos da água foram amostrados durante os anos de 2021 e 2022 em quatro riachos da bacia do rio Acaraú, localizada no estado do Ceará. Entre as 17 espécies coletadas, Poecilia reticulata Peters, 1859 foi a mais abundante com 69% do total de indivíduos. No que se refere aos filtros ambientais, a análise de correspondência canônica mostrou que as variáveis relacionadas a estrutura do habitat, tipo de substrato, abrigo e meso-habitat foram altamente correlacionadas com as assembleias locais, influenciando diretamente a composição e estrutura da ictiofauna. O riacho Sabonete apresentou maior riqueza de espécies, o que foi associado a maior heterogeneidade do habitat, com o substrato variando entre lama e pedra e macrófitas como abrigo predominante. Os resultados indicam que as características do habitat influenciam a composição das espécies nos riachos estudados, reforçando a importância dos filtros ambientais locais para a seleção das assembleias de peixes em riachos intermitentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Eduarda Rocha Mapurunga, Yan Victor Belchior Pessoa, Anderson Henrique de Maria, Júlia Silva Oliveira, Bianca de Freitas Terra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.