MÉTRICAS DA PAISAGEM DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE CONCEIÇÃO DA BARRA, LITORAL NORTE DO ESPÍRITO SANTO, A PARTIR DO LEVANTAMENTO DO USO E COBERTURA DA TERRA PARA OS ANOS DE 1970 E 2012/2014

Autores

  • Cláudia Câmara do Vale Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Yara Schaeffer-Novelli Universidade de São Paulo (USP)
  • Marta Leite Oliver Batalha Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1005

Palavras-chave:

Ecologia da Paisagem, Unidade de Conservação, Métricas

Resumo

Trata o presente artigo acerca das métricas resultantes dos dados gerados a partir do levantamento do uso e da cobertura da terra em 1970 e 2012/2014, da Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra, localizada no litoral norte do estado do Espírito Santo. A pesquisa teve como suporte o referencial teórico-metodológico da Ecologia da Paisagem, preconizada pelo biogeógrafo Carl Troll. Do ponto de vista metodológico foi realizada vetorização das fotografias aéreas para o ano de 1970 e da ortofotomosaico para os anos 2012/2014 da área da APA de Conceição da Barra utilizando o software ArcGis™ versão 10.3, cuja licença é do Laboratório de Cartografia e Geotecnologias do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo. Posteriormente foram gerados os arquivos raster por meio do uso e cobertura da terra para os dois recortes temporais. A partir das classes de uso e cobertura foram geradas as métricas da paisagem através do software gratuito Fragstats, que estão representadas por meio dos gráficos e dos mapas. Os dados gerados a partir dos mapeamentos foram utilizados para compreender a dinâmica e a atual estrutura da paisagem, bem como para definir a matriz da APA em ambos os recortes temporais. Como resultados, foi definida a matriz de Recursos Ambientais para 1970 e 2012/2014.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Câmara do Vale, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Biogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: biogeografia de manguezais, Espírito Santo, geomorfologia costeira, biogeografia, ecologia da paisagem. Faz parte do corpo docente do Curso de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia da Ufes, ministrando a disciplina Teoria Geográfica da Paisagem e orientando nessa área.

Yara Schaeffer-Novelli, Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel e licenciada em História Natural pela Universidade do Brasil, atual UFRJ. Professora do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).

Marta Leite Oliver Batalha, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Pesquisadora do Laboratório de Biogeografia e Paisagem Geográfica (Labiogeo), Bacharel em e Mestre em Geografia, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2024-05-26

Como Citar

VALE, C. C. do; SCHAEFFER-NOVELLI, Y.; BATALHA, M. L. O. MÉTRICAS DA PAISAGEM DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE CONCEIÇÃO DA BARRA, LITORAL NORTE DO ESPÍRITO SANTO, A PARTIR DO LEVANTAMENTO DO USO E COBERTURA DA TERRA PARA OS ANOS DE 1970 E 2012/2014. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 2, p. 107–133, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.1005. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1005. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos