O PROCESSO DE ESPACIALIZAÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA EM ALAGOAS
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.919Mots-clés :
Organização espacial, Espaço, Movimento social, CamponêsRésumé
A Região Geográfica Imediata de Delmiro Gouveia, no estado de Alagoas, é um reflexo da questão agrária brasileira, onde a terra torna-se um mecanismo de reprodução do capital. O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de espacialização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na Região Geográfica Imediata de Delmiro Gouveia, como nascedouro deste movimento social no estado de Alagoas, compreendendo as especificidades do método e das formas de espacialização. Como procedimentos metodológicos, realizamos um apanhado conceitual em torno dos conceitos da temática como, organização espacial, espaço, território e movimentos sociais. Por fim, a pesquisa fundamentou-se em compreender o processo de espacialização do MST no estado de Alagoas a partir da análise de escritos e obras sobre o tema, tendo como referência e ponto de partida a Região Geográfica Imediata de Delmiro Gouveia.
Palavras-chave: Organização espacial. Espaço. Movimento social. Camponês.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Rodrigo Gomes de Santana, Paulo Rogério de Freitas Silva 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.