ITINERÁRIOS DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO, PRECURSORES E DESAFIOS
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.879Mots-clés :
Geografia, Itinerário, Paradigmas, PrecursoresRésumé
O presente trabalho busca apresentar alguns apontamentos acerca da evolução do pensamento geográfico. A geografia recente, apresenta áreas potentes, embora o tronco do conhecimento encontra-se fragilizado em função da fragmentação dos paradigmas. Ao recorrer à base epistemológica, revisitamos conhecimentos elencados desde os primeiros unificadores da Geografia. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, visando fundamentar teoricamente o estudo, em sua articulação com o conhecimento geográfico que precede a idade contemporânea. Desta feita, percorremos itinerários fundamentados nas bases evolutivas do pensamento geográfico, ao contemplar também trajetórias envolvendo gregos descritores de narrativas epopeicas, a exemplo da Odisseia de Homero. Transitando entre mitos e realidades, o período envolveu marinheiros, navegantes aos quais identificamos etapas significativas e necessárias para os vindouros saberes sistematizados. Neste sentido, torna-se premente lançar um olhar filosófico sobre a ciência geográfica e, assim, possibilitar indagações sobre os desafios da abordagem integrada.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.