PANTANAL BRASILEIRO: INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIOAMBIENTAL DOS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.859Mots-clés :
Assentamentos, Pantanal, Reforma Agrária, Indicadores, CáceresRésumé
Neste estudo buscou-se registrar e analisar aspectos do desenvolvimento social, econômico e a(s) forma(s) de manejo dos elementos naturais, na perspectiva da sustentabilidade socioambiental, em 15 assentamentos rurais localizados no município de Cáceres, Pantanal Norte Mato-Grossense. Entre 2018-2019, efetivou-se a fase exploratória e no período de setembro de 2019 a fevereiro de 2020, realizaram-se 1.331 entrevistas na modalidade estruturada, no âmbito do Projeto Diagnóstico para Regularização Ambiental dos Assentamentos da Reforma Agrária (RADIS/UFMT). A partir do conhecimento da área de estudo e do registro de informações qualitativas e quantitativas, definiram-se os indicadores adaptando as premissas da Metodologia Pressão-Estado-Resposta (PER), proposta pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE). Um dos resultados apontaram que existe uma fragilidade da atuação do poder público na proposição de programas e na implementação de ações que possam levar à sustentabilidade socioambiental dos assentamentos pesquisados bem como a necessidade de processos de qualificação produtiva e assistência técnica.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Onelia Carmem Rossetto, Giseli Dalla Nora, Luciane Cleonice Durante , Diogo Marcelo Delben Ferreira de Lima 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.