A UTILIZAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DESCRITIVA

  • Bruno Zucherato Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Bruna Henrique Albuquerque Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chave: Material didático, Ensino de Geografia, Cartografia Escolar

Resumo

Desde o seu surgimento, a ciência geográfica possui uma grande relação com o ensino escolar, sendo este o maior contato da população em geral com esse domínio do conhecimento. Assim percebe-se que a Geografia Escolar tem uma posição estratégica no meio como a Geografia é percebida e reproduzida em nossa sociedade, isso inclui também a utilização das representações cartográficas e a veiculação desses conteúdos por meio dos materiais didáticos que fazem parte do cotidiano escolar. Com base nessa questão o presente artigo resultado de uma pesquisa realizada durante o primeiro semestre de 2020 como parte das atividades do laboratório de ensino da UFMT Campus Aaraguaia, busca realizar um levantamento quantitativo e uma análise qualitativa de como os mapas são abordados por diferentes livros didáticos de Geografia direcionados a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram verificados a proporção entre mapas e páginas dos materiais escolhidos, bem como o contexto de ensino com os quais os mapas foram abordados, o tamanho das representações incluídas, a sua escala e as suas relações com os conteúdos abordados. Para esse levantamento foram escolhidas 3 coleções de Geografia aprovadas pelo PNLD e os resultados mostram que as 3 coleções apresentaram diferenças significativas na maior parte dos parâmetros analisados com base principalmente nas diferenças dos padrões editoriais estabelecidos em cada uma das propostas incluídas e ainda que esses parâmetros em geral não são levados em consideração na escolha dos materiais didáticos feitos pelas escolas e pelos professores nas escolas públicas brasileiras. Ressalta-se ainda que a comunicação cartográfica apresenta grande importância e espaço no ensino de Geografia, reivindicando assim uma maior importância dentro das publicações de materiais didáticos correntes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Zucherato, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente do curso de Geografia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (ICHS – UFMT/CUA).

Bruna Henrique Albuquerque, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista campus Rio Claro (IGCE – UNESP/Rio Claro).

Publicado
2020-12-30
Como Citar
ZUCHERATO, B.; ALBUQUERQUE, B. H. A UTILIZAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DESCRITIVA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 22, n. 3, p. 40-56, 30 dez. 2020.
Seção
Artigos