ANÁLISE DO MICROCLIMA URBANO DO BAIRRO DO COROADO, MANAUS, AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1018Palavras-chave:
Temperatura do ar, Clima urbano, Transecto móvelResumo
O processo de urbanização, aliado ao padrão e forma de uso e ocupação da terra, possui fatores capazes de transformar o estado das condições atmosféricas no microclima urbano. Este trabalho tem por objetivo analisar o comportamento da temperatura do ar do bairro do Coroado no período noturno. Utilizou-se a técnica de monitoramento da temperatura do ar e umidade relativa por meio do transecto móvel em 40 pontos. Além disso, utilizou-se imagens do satélite Landsat 8 sensor TIRS para determinar a temperatura de superfície no período de 2013-2021. Os dados de temperatura do ar apresentam uma média de 28.7°C nos cinco dias analisados, com uma amplitude que pode atingir 6.5°C. A temperatura de superfície apresentou uma média de 26.7° para o período de 2013-2021. Além disso, a umidade relativa média foi de 73,40%. Foi possível identificar que a área urbanizada do bairro funciona como uma ilha de calor e que a vegetação da Área de Proteção Ambiental Floresta Manaós funciona como uma ilha de frescor devido a alta amplitude da temperatura em uma curta distância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Matheus Silveira de Queiroz, Kenya Correa de Souza, Gabriela Mendonça da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.