MÉTRICAS DA PAISAGEM APLICADAS A IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA IMPLANTAÇÃO DE CORREDORES ECOLÓGICOS NA RAIA DIVISÓRIA SÃO PAULO-PARANÁ-MATO GROSSO DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1006Palavras-chave:
Paisagem, Fragmentação Florestal, Métricas da Paisagem, Corredores EcológicosResumo
O artigo tem como objetivo demonstrar o uso das métricas da paisagem aplicadas a identificação de áreas prioritárias para implementação de corredores ecológicos na Raia Divisória São Paulo-Paraná-Mato Grosso do Sul, enquanto um suporte da ecologia na análise geográfica da paisagem. A metodologia envolveu a análise de algumas métricas relativas à forma, tamanho e borda, descritas por McGarigal e Marks (1995) e Lang e Blascke (2009) através da ferramenta Patch Analyst do software ArcGIS, além da análise da paisagem por matrizes hexagonais de acordo com Ramos et al. (1976), seguindo os dados série histórica de uso e cobertura da terra do Projeto MapBiomas para os anos de 1985, 1995, 2005 e 2017 (ano de início da pesquisa). Os dados foram sistematizados em tabelas, quadros e mapas, indicando o panorama da paisagem e as áreas prioritárias para a conectividade dos fragmentos florestais levando em consideraçãos aspectos geográficos e ecológicos, tendo em vista a importancia da área na transição dos biomas Mata Atlântica e Cerrado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diogo Laércio Gonçalves, Messias Modesto dos Passos, Edineia Aparecida dos Santos Galvanin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.