IMPACTOS DE COVID-19 EN EL MERCADO DE TRABAJO METROPOLITANO EN FORTALEZA EN EL CONTEXTO DE INFLACIÓN NEOLIBERAL

Autores/as

  • Alexsandra Maria Vieira Muniz Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Borzacchiello da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC) / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Jefferson Santos Fernandes Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v22n3.697

Palabras clave:

Mercado de trabalho, Economia urbana, Covid-19

Resumen

Este trabalho se propõe a analisar os impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus no mercado de trabalho metropolitano de Fortaleza. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e análise estatística com base nos dados do sistema Caged e da Pnad Covid-19. Constatou-se que tanto o mercado de trabalho formal como o informal têm sido duramente afetados pela atual crise econômica, com queda de investimentos e aumento de desempregados. O mês de abril apresentou os maiores saldos negativos na taxa de empregabilidade, considerando que foi o período de pico dos casos de Covid-19 na RMF e manutenção das medidas de fechamento das atividades consideradas não essenciais. No espaço metropolitano, tem-se os piores índices de empregabilidade com saldo negativo em todos os 19 municípios, com destaque para a capital Fortaleza. A principal fonte das famílias cearenses tem sido o auxílio emergencial do Governo Federal, posto que dos 184 municípios 138 têm mais de 40% da população cadastrada no Bolsa Família. O impacto econômico e social da pandemia ainda é difícil de ser dimensionado. Entretanto, é possível estimar o custo da vida de milhares de pessoas, a falência de empresas, sobretudo, as de pequeno e médio porte, e, consequentemente, a destruição de muitos empregos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexsandra Maria Vieira Muniz, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará(2014.2), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2004). É bacharel (2001) e licenciada (2006) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais(LAPUR) e do Observatório das Metrópoles. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: Reestruturação Produtiva e Espacial, Relações de produção e de trabalho, Espaço Agrário, Mercado de trabalho e Relações campo-cidade. Atualmente desenvolve atividades atinentes à Geografia Urbana e Geografia e Ensino, com ênfase nas temáticas: Reestruturação Produtiva e Mercado de Trabalho no Espaço Metropolitano, bem como o uso diferentes linguagens no ensino de Geografia.

José Borzacchiello da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC) / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor Titular e Emérito da Universidade Federal do Ceará. Professor dos Programas de Pós Graduação em Geografia da UFC e PUC-RIO, Pós-doutor em Geografia Humana pela Université de Paris IV - Sorbonne. Doutor e mestre em Geografia Humana pela USP. Coordenou a área de Geografia da CAPES (2008/2010). Presidiu a AGB (1986-1988). Presidiu a ANPEGE (2003-2005). Atua na área de Geografia Urbana, especialmente no enfoque dos Movimentos Sociais. Membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB. Exerceu a função de Assessor do Cearah Periferia. É conselheiro do CETRA. Realizou Expertise e Consultoria Internacional para o Conseil Scientifiqu da Open Edition que desenvolve a Plataforma Revue.org. Editou o livro French-Brazilian Geography - The Influence of French Geography in Brazil, pela Springer Briefs in Latin American Studies. Integra o projeto PRINT/CAPES Integrated socio-environmental technologies and methods for territorial sustainability: alternatives for local communities in the context of climate change. Integra Comissão Editorial de revistas nacionais e estrangeiras.

Jefferson Santos Fernandes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2020), graduação (Licenciatura) em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (2018) e graduação em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Regional do Cariri (2016). Atua nas áreas de Geografia Urbana e Geografia da Saúde.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

MUNIZ, A. M. V.; BORZACCHIELLO DA SILVA, . J. .; SANTOS FERNANDES, J. IMPACTOS DE COVID-19 EN EL MERCADO DE TRABAJO METROPOLITANO EN FORTALEZA EN EL CONTEXTO DE INFLACIÓN NEOLIBERAL. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 22, n. 3, p. 85–101, 2020. DOI: 10.35701/rcgs.v22n3.697. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/697. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos