EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCALÇOS DA PRÁTICA

Authors

  • Antonio Neide da Costa Santana UVA/ Sobra - Ce

Keywords:

Educação ambiental. Método. Eficácia

Abstract

Há um sentimento de vitória, por parte dos professores, diante de algumas conquistas referentes à conservação do meio ambiente, como por exemplo, garantia na constituição brasileira da prática de educação ambiental, mas há também um sentimento de frustração frente a não efetivação dessa prática. Uma das causas referentes à ineficácia dessa prática educativa refere-se à escolha de um marco teórico-metodológico inadequado à compreensão da complexidade que envolve a questão ambiental. É necessário, portanto, a adoção de uma teoria, com alguns conceitos, reveladores dos múltiplos determinantes dessa questão.

Palavras-chave: Educação ambiental. Método. Eficácia

 

Abstract

Teachers have a feeling of victory due some achievements on environmental conservation, in the Brazilian constitution, as the guarantees of environmental education in schools. However, despite its importance, there is a lack of enforcement of this practice, which frustrates same teachers. One of the causes for the ineffectiveness of this teaching practice is due to the theoretical approach that has been utilized, which is inadequate for the understanding of the complex environmental issues. Therefore, it is necessary to adopt a method of reading that contemplates the multiple determinants of the environmental issues.

Keywords: Environmental Education. Method. Effectivenness.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antonio Neide da Costa Santana, UVA/ Sobra - Ce

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Brasil(2011)
Professor Assistente V da Universidade Estadual Vale do Acaraú , Brasil.

How to Cite

SANTANA, A. N. da C. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCALÇOS DA PRÁTICA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 4, n. 1, 2012. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/76. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos