EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCALÇOS DA PRÁTICA
Keywords:
Educação ambiental. Método. EficáciaAbstract
Há um sentimento de vitória, por parte dos professores, diante de algumas conquistas referentes à conservação do meio ambiente, como por exemplo, garantia na constituição brasileira da prática de educação ambiental, mas há também um sentimento de frustração frente a não efetivação dessa prática. Uma das causas referentes à ineficácia dessa prática educativa refere-se à escolha de um marco teórico-metodológico inadequado à compreensão da complexidade que envolve a questão ambiental. É necessário, portanto, a adoção de uma teoria, com alguns conceitos, reveladores dos múltiplos determinantes dessa questão.
Palavras-chave: Educação ambiental. Método. Eficácia
Abstract
Teachers have a feeling of victory due some achievements on environmental conservation, in the Brazilian constitution, as the guarantees of environmental education in schools. However, despite its importance, there is a lack of enforcement of this practice, which frustrates same teachers. One of the causes for the ineffectiveness of this teaching practice is due to the theoretical approach that has been utilized, which is inadequate for the understanding of the complex environmental issues. Therefore, it is necessary to adopt a method of reading that contemplates the multiple determinants of the environmental issues.
Keywords: Environmental Education. Method. Effectivenness.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.