ILHA DE CALOR URBANA NO SEMIÁRIDO: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE IGUATU/CEARÁ

Autores

  • Mayra Alves Pinheiro Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Rebecca Luna Lucena Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Juliana Maria Oliveira Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.916

Palavras-chave:

Clima urbano, Conforto Térmico, Semiárido , Temperatura do ar

Resumo

Iguatu, cidade localizada no interior da região Nordeste do Brasil, está na lista dos 299 municípios mais populosos do Brasil e dos 9 mais populosos do Ceará, configurando-se como o principal polo econômico da região Centro-Sul do Estado do Ceará. Nesse contexto, o presente artigo pretende discutir a composição do clima urbano em uma cidade de médio porte do semiárido brasileiro, bem como o comportamento higrotérmico e a sensação térmica, considerando que as formas de uso e ocupação do solo têm influência direta na modificação do clima de uma cidade. Os resultados mostraram que a diferença de temperatura ao longo dos pontos estudados nas duas rotas dos transectos chegou a 4,4°C. Os setores mais afastados do centro urbano ficaram caracterizados pelas menores temperaturas, entre 25,1°C e 27,0°C. O índice de temperatura efetiva para o período chuvoso apresentou que a sensação térmica da área de estudo varia de 19,1°C a 22,3°C (sensação agradável), e para o período seco, os valores de temperatura efetiva variaram de 23°C a 25,5°C (sensação moderadamente quente). Os resultados encontrados corroboram com a existência de ilhas de calor atmosférica, cuja forma, intensidade e magnitude dependem de vários fatores de origem natural e antropogênica e que as mesmas interferem na sensação térmica no município de Iguatu/CE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayra Alves Pinheiro, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa 1A- CNPQ/ Universidade Regional do Cariri - URCA 

Rebecca Luna Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GEOCERES/UFRN)

Juliana Maria Oliveira Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Docente do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

PINHEIRO, M. A.; LUCENA, R. L.; SILVA, J. M. O. ILHA DE CALOR URBANA NO SEMIÁRIDO: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE IGUATU/CEARÁ. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 3, p. 20–39, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v25.916. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/916. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos