ILHA DE CALOR URBANA NO SEMIÁRIDO: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE IGUATU/CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.916Palavras-chave:
Clima urbano, Conforto Térmico, Semiárido , Temperatura do arResumo
Iguatu, cidade localizada no interior da região Nordeste do Brasil, está na lista dos 299 municípios mais populosos do Brasil e dos 9 mais populosos do Ceará, configurando-se como o principal polo econômico da região Centro-Sul do Estado do Ceará. Nesse contexto, o presente artigo pretende discutir a composição do clima urbano em uma cidade de médio porte do semiárido brasileiro, bem como o comportamento higrotérmico e a sensação térmica, considerando que as formas de uso e ocupação do solo têm influência direta na modificação do clima de uma cidade. Os resultados mostraram que a diferença de temperatura ao longo dos pontos estudados nas duas rotas dos transectos chegou a 4,4°C. Os setores mais afastados do centro urbano ficaram caracterizados pelas menores temperaturas, entre 25,1°C e 27,0°C. O índice de temperatura efetiva para o período chuvoso apresentou que a sensação térmica da área de estudo varia de 19,1°C a 22,3°C (sensação agradável), e para o período seco, os valores de temperatura efetiva variaram de 23°C a 25,5°C (sensação moderadamente quente). Os resultados encontrados corroboram com a existência de ilhas de calor atmosférica, cuja forma, intensidade e magnitude dependem de vários fatores de origem natural e antropogênica e que as mesmas interferem na sensação térmica no município de Iguatu/CE.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mayra Alves Pinheiro, Rebecca Luna Lucena, Juliana Maria Oliveira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.