O ANTROPOCENO REGISTRADO: ESTUDO DE CASO DE CLASSIFICAÇÃO DE TERRENO TECNOGÊNICO POR IMAGEM ORBITAL
Resumo
A época geológica do Antropoceno tem aparecido frequentemente em diversos veículos de divulgação científica, alimentando inúmeros debates e estudos acerca da ação humana sobre a natureza. O presente trabalho teve como objetivo central analisar o comportamento temporal de transformação de uma voçoroca no bairro Jardim das Paineiras, na cidade de Rondonópolis – MT e verificar como sua classificação, como terreno tecnogênico, altera-se ao longo do tempo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: seleção e análise de imagens do software Google Earth Pro dos anos de 2009, 2017, 2018 e 2020 e a classificação dos terrenos tecnogênicos segundo trabalho de Peloggia (2017) e trabalhos de campo. Os resultados das observações das imagens orbitais e dos trabalhos de campo permitiram verificar avanços e recuos no tamanho e formato da voçoroca; entender que esses comportamentos de avanço e recuo permitiu classificar a voçoroca, nos anos analisados, em terrenos tecnogênicos de tipos diferentes; por fim, foi possível perceber que as causas são reflexos de ações diretas da sociedade, sobretudo do poder público municipal.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.