O ANTROPOCENO REGISTRADO: ESTUDO DE CASO DE CLASSIFICAÇÃO DE TERRENO TECNOGÊNICO POR IMAGEM ORBITAL
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v22n3.708Palavras-chave:
Rondonópolis-MT, terreno tecnogênico, Jardim das Paineiras, Imagens orbitaisResumo
A época geológica do Antropoceno tem aparecido frequentemente em diversos veículos de divulgação científica, alimentando inúmeros debates e estudos acerca da ação humana sobre a natureza. O presente trabalho teve como objetivo central analisar o comportamento temporal de transformação de uma voçoroca no bairro Jardim das Paineiras, na cidade de Rondonópolis – MT e verificar como sua classificação, como terreno tecnogênico, altera-se ao longo do tempo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: seleção e análise de imagens do software Google Earth Pro dos anos de 2009, 2017, 2018 e 2020 e a classificação dos terrenos tecnogênicos segundo trabalho de Peloggia (2017) e trabalhos de campo. Os resultados das observações das imagens orbitais e dos trabalhos de campo permitiram verificar avanços e recuos no tamanho e formato da voçoroca; entender que esses comportamentos de avanço e recuo permitiu classificar a voçoroca, nos anos analisados, em terrenos tecnogênicos de tipos diferentes; por fim, foi possível perceber que as causas são reflexos de ações diretas da sociedade, sobretudo do poder público municipal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.