UNIDADES LITOESTRATIGRÁFICAS E GEOMORFOLÓGICAS DO PLANALTO RESIDUAL SERRA DE MARTINS, RN, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.911Palavras-chave:
Semiárido, Paisagens de exceção, embasamento geológico, formas de relevoResumo
Estudos da caracterização de elementos da paisagem são importantes para o conhecimento específico de seus componentes e, principalmente para se compreender a sua relação e dinâmica com outros elementos e fatores do espaço geográfico. Contudo, apesar dos avanços tecnológicos e científicos, na região Semiárida do Brasil, especialmente sob as áreas de Planaltos Residuais, este tipo de estudo em escalas de detalhes ainda se apresenta de forma incipente e pouco difundida. Neste sentido, considerando que as formações geológicas e geomorfológicas são elementos-chave para o entendimento e a interpretação da evolução das paisagens, onde as formas do relevo expressam a atuação combinada de fatores estruturais, climáticos atuais e pretéritos sobre as litologias, este trabalho apresenta uma caracterização das unidades litoestratigráficas e geomorfológicas do Planalto Residual Serra de Martins, localizado no estado do Rio Grande do Norte. Desse modo, fundamentado a partir de pesquisas bibliográficas, documentais, trabalhos de campo e, uso de ténicas de geoprocessamento, foram caracterizadas 9 (nove) unidades litoestratigráficas, divididas entre Embasamento Cristalino, Sedimentar e Sedimentar Aluvionares e, 8 (oito) unidades geomorfológicas, divididas entre formas denudacionais e agradacionais, delimitadas a partir da litologia, hipsometria e declividade local em escala de 1:125.000.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jacimária Fonseca de Medeiros, Luiz Antonio Cestaro, Laecio Cunha de Souza, Andreza Tacyana Felix Carvalho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.