MUDANÇAS TEMPORAIS NO USO DO SOLO E O EFEITO NA VEGETAÇÃO DA FLORESTA NACIONAL DE SOBRAL, CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.857Palavras-chave:
Conservar, Fitofisionomias, Flora, Ocupação do soloResumo
Conhecer a cobertura do solo, natural ou não, faz com que haja interesse da sociedade em conservar os recursos naturais que determinado território pode proporcionar. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos das mudanças temporais no uso do solo sobre a vegetação da Floresta Nacional de Sobral, Ceará, em virtude de se tratar de uma Unidade de Conservação antiga, pouco conhecida e que não possui plano de manejo. Para este estudo, foi realizado levantamento bibliográfico e análise de uso do solo por meio de sensoriamento remoto, no período de 1990 a 2020. A análise mostrou sete categorias de ocupação da terra: Mata Ciliar, Caatinga do Cristalino, Campo Degradado, Pastagem, Mosaico de Agricultura e Pastagem, Afloramentos rochosos e Outras Áreas não Vegetadas. A representação dos resultados em cada categoria mostrou, principalmente, que a Unidade de Conservação vem perdendo vegetação natural, onde a menor percentagem de solo composto por Caatinga do Cristalino corresponde ao período mais atual da análise, e a vegetação ciliar mostra-se composta, em sua maioria, pela espécie invasora Cryptostegia madagascariensis, que, aliada a outros impactos, vem causando grandes danos à paisagem local. Portanto, observa-se que a área de estudo necessita de uma melhor e mais efetiva conservação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lysiane dos Santos Lima, José Falcão Sobrinho, Elnatan Bezerra de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.