ESTUDO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DO AÇUDE ACARAÚ MIRIM – MASSAPÊ – CEARÁ: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DE USOS SUSTENTÁVEIS

Auteurs

  • Luiz Carlos Marques Costa Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Simone Ferreira Diniz Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Patrícia Vasconcelos Frota Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

DOI :

https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.851

Mots-clés :

Água, Açude Acaraú Mirim, Impactos Ambientais

Résumé

Devido às atividades humanas, a água vem sofrendo um acelerado processo de mudança das suas características físicas, químicas e bacteriológicas. Nesse sentido, o Açude Acaraú Mirim, principal reservatório de abastecimento de águas superficiais do Município de Massapê-CE, vem sofrendo as consequências de práticas de usos indevidos, necessitando de um estudo avaliativo. A área em estudo foi analisada a partir da bacia hidráulica do açude Acaraú Mirim, que corresponde a 497,27 km², e suas comunidades do entorno, de forma integrada e sistêmica, considerando aspectos socioambientais, socioeconômicos, históricos e culturais, entre outras variáveis. Entre os principais impactos observados, citam-se: desmatamento, presença de balneários sem estruturas sanitárias, supressão da mata ciliar para construção de casas de veraneio, presença de currais e animais criados soltos às margens do manancial, lavagem de roupas, lançamento de esgotos domésticos e resíduos sólidos. Entre os impactos positivos, encontra-se uma grande área em recuperação, antes utilizada para agricultura de subsistência com práticas agricultáveis não preservacionistas. O estudo, seguindo os princípios da TGS, permitiu a identificação de impactos causados pelas diferentes atividades e suas consequências, que servirão de subsídios para estudos futuros e usos adequados, visando evitar processos de degradação ambiental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luiz Carlos Marques Costa, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vele do Acaraú (UVA)

Simone Ferreira Diniz, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Professora Dra. do Programa de Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Patrícia Vasconcelos Frota, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Doutora em Ciências Florestais pelo Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB)

Téléchargements

Publiée

2023-05-10

Comment citer

COSTA, L. C. M.; DINIZ, S. F.; FROTA, P. V. ESTUDO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DO AÇUDE ACARAÚ MIRIM – MASSAPÊ – CEARÁ: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DE USOS SUSTENTÁVEIS. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 24, n. 2, p. 260–275, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v24.851. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/851. Acesso em: 20 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos