A EDUCAÇÃO POR ALTERNÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Leildes Alves dos Santos Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1053

Palavras-chave:

Ensino remoto, Pandemia, Educação do campo, Inclusão digital

Resumo

Nos anos de 2020 e 2021 vive-se uma crise epidemiológica em escala global, denominada de Covid-19, que leva ao estabelecimento de algumas medidas sanitárias que ocasionam a ressignificação do mundo do trabalho, das produções e das representações. No campo educacional, significou a adoção do ensino remoto. Assim, a partir desse contexto, tem-se o presente artigo com o objetivo de compreender o contexto de adoção do ensino remoto pelo IFPA Campus Marabá Rural em tempo de pandemia da Covid-19. Teve como metodologia a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Apresenta como resultado a compreensão que o IFPA Campus Marabá Rural tem a sua atuação baseada nos princípios da educação do campo, atende prioritariamente as populações do campo, das águas e das florestas. Portanto, adoção do ensino remoto, apesar de um planejamento de adoção em fases progressivas, apresenta-se como um desafio aos sujeitos do Campus, principalmente, em virtude das condições de inclusão ou exclusão digital.

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Biografia do Autor

Leildes Alves dos Santos Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Mestranda do Mestrado Acadêmico em Dinâmicas Territoriais e Sociedade da Amazônia-PDTSA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

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Publicado

2025-08-27

Como Citar

SILVA, L. A. dos S. A EDUCAÇÃO POR ALTERNÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 2, p. 123–150, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1053. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1053. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos