PATRIMÔNIO, CULTURA POPULAR E IDENTIDADE: A EXPERIÊNCIA DE VISITANTES ADULTOS NO MUSEU DO SERTÃO DE PETROLINA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1036Palavras-chave:
Divulgação científica, Experiência do visitante, Patrimônio Cultural, Cultura popular, Museu do Sertão de PetrolinaResumo
Os museus regionais desempenham o papel de intérpretes de uma região, ao preservar e divulgar as culturas e realidades de um local por meio do seu acervo. Neste estudo, investigamos as conversas e interações de cinco grupos de visitantes adultos no contexto de um museu regional, o Museu do Sertão, localizado na cidade de Petrolina (Pernambuco - Brasil). As informações foram coletadas por meio de questionário, a fim de traçar o perfil sociocultural dos participantes, e registro audiovisual da visita com câmeras subjetivas utilizadas pelos visitantes. Os resultados evidenciaram que os participantes estabeleceram conexão com o acervo, o que foi verificado através do reconhecimento de elementos da cultura sertaneja, da mobilização de afetividades e da identificação em nível pessoal. As ações de mediação tiveram grande importância, pois promoveram o diálogo sobre temas científicos em articulação com o contexto local, as culturas e as diversas possibilidades de identidades dos visitantes. O estudo possibilitou reflexões sobre elementos da cultura popular, patrimônio e identidades em contextos regionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juliane Barros da Silva, Luisa Massarani, Waneicy Gonçalves, Juliana Magalhães de Araujo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.