PATRIMÔNIO, CULTURA POPULAR E IDENTIDADE: A EXPERIÊNCIA DE VISITANTES ADULTOS NO MUSEU DO SERTÃO DE PETROLINA

Autores

  • Juliane Barros da Silva Universidade de São Paulo (USP)
  • Luisa Massarani Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/COC/Fiocruz).
  • Waneicy Gonçalves Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/COC/Fiocruz)
  • Juliana Magalhães de Araujo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/COC/Fiocruz)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1036

Palavras-chave:

Divulgação científica, Experiência do visitante, Patrimônio Cultural, Cultura popular, Museu do Sertão de Petrolina

Resumo

Os museus regionais desempenham o papel de intérpretes de uma região, ao preservar e divulgar as culturas e realidades de um local por meio do seu acervo. Neste estudo, investigamos as conversas e interações de cinco grupos de visitantes adultos no contexto de um museu regional, o Museu do Sertão, localizado na cidade de Petrolina (Pernambuco - Brasil). As informações foram coletadas por meio de questionário, a fim de traçar o perfil sociocultural dos participantes, e registro audiovisual da visita com câmeras subjetivas utilizadas pelos visitantes. Os resultados evidenciaram que os participantes estabeleceram conexão com o acervo, o que foi verificado através do reconhecimento de elementos da cultura sertaneja, da mobilização de afetividades e da identificação em nível pessoal. As ações de mediação tiveram grande importância, pois promoveram o diálogo sobre temas científicos em articulação com o contexto local, as culturas e as diversas possibilidades de identidades dos visitantes. O estudo possibilitou reflexões sobre elementos da cultura popular, patrimônio e identidades em contextos regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Barros da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (FE/USP). Pesquisadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/COC/Fiocruz).

Luisa Massarani, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/COC/Fiocruz).

Coordenadora e pesquisadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/COC/Fiocruz). Doutora em Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Waneicy Gonçalves, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/COC/Fiocruz)

Pesquisadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/COC/Fiocruz). Graduada em Ciências Biológicas, modalidade médica com ênfase em ciência e tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Juliana Magalhães de Araujo, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/COC/Fiocruz)

Pesquisadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/COC/Fiocruz). Doutora em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2025-10-09

Como Citar

SILVA, J. B. da; MASSARANI, L.; GONÇALVES, W.; ARAUJO, J. M. de. PATRIMÔNIO, CULTURA POPULAR E IDENTIDADE: A EXPERIÊNCIA DE VISITANTES ADULTOS NO MUSEU DO SERTÃO DE PETROLINA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 2, p. 212–238, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1036. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1036. Acesso em: 9 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos